We offer lace bridesmaid dresses, lace top bridesmaid dresses
fundadores



FUNDADORES

À Magdalena nossa gratidão e saudade
(falecida em, 11de agosto de 2008)

João Kiffer Netto


Faleceu numa espécie de retiro, entregue às suas leituras, aos amigos que, com Urano, fez na cidade praiana de Rio das Ostras, no litoral centro norte fluminense a médica e psicanalista Maria Magdalena de Menezes Pimentel, nascida no Estado do Ceará. Em fins da década de 1940, muda-se para a Cidade do Rio de Janeiro, ingressa por volta de 1953 no pequeno e expressivo grupo de estudos orientado pela Dra. Iracy Doyle, onde além de desenvolver seus conhecimentos em Psicodinâmica e Psicanálise, conviveu com nomes dos mais ilustres, tais como: Clara Thompson, Margarida Reno, Horus Vital Brazil, Jayme Pereira, Henrique Novaes, Hélio Pelegrino, Darcy Ribeiro e Urano Alves de Oliveira, e foi um esteio que impediu o grupo nascente de se dispersar totalmente nos poucos anos que se seguiram à morte da Doutorinha, como era chamada por clientes e alunos Iracy Doyle, assegurando condições básicas para, com o retorno de Horus Vital Brazil, impulsionar o então IMP.

            Deste convívio nasceu o amor entre Magdalena e Urano, a despeito dos obstáculos que a cultura da época opunha aos dois. Uniram-se com tal determinação e conseguiram superar as perdas familiares extremamente dolorosas, a ponto de o criador da Psicanálise ter afirmado em uma de suas poucas entrevistas: “a dor mais pungente que jamais me disporia a viver é a da perda de um filho”. Urano e Magdalena viveram-na, tentaram conviver com o que lhes restara, reunindo e abrigando em seus corações outros filhos, que passaram a encontrar em Magdalena a figura firme, terna e acolhedora. Assim era a Magdalena Terapeuta, Colega de seus colegas e Supervisora dos que estava em formação. Seus seminários clínicos eram concorridos e muito procurados por aqueles que tratavam de sonhos na Clínica Psicanalítica.

            Ainda no vigor de seus anos deixou uma clínica sem horários para novos clientes para, solidariamente, acompanhar Urano em sua aposentadoria, vivendo e vindo a falecer na cidadezinha que escolheram para o fim de suas vidas, cercados de jardins e flores onde faltavam apenas a Tulipa-Pedra, que a todos encantava nos seus domínios na cidade de Teresópolis.


*A responsabilidade dos artigos assinados é dos seus autores.